Superar é Preciso Com:- Leide Sarmento.

Me chamo Marileide, para os íntimos, Leide tenho 36 anos, sou extremamente comunicativa, extrovertida, verdadeira, adoro fazer amigos. Tenho como defeito ser ansiosa e impulsiva demais. Tenho uma família a qual eu chamo de família busca pé por ser enorme e barulhenta ....srsr 



1- Como era sua vida antes da lesão ?

Era como de qualquer adolescente. Super normal. Estudava, estava namorando, era louca por andar de bicicleta, gostava de sair pra balada quando podia, ajudava minha mãe nos afazeres domésticos, enfim.

2- Quando e como aconteceu sua lesão ?

Tinha acabado de fazer 16 anos quando comecei a sentir uns sintomas como: ficar cansada em andar grandes distâncias, subir escadas, andar de bicicleta, meus reflexos a cada dia ficavam mais fracos. Até então eu não fazia idéia do que estava acontecendo, morava em um município bem carente onde nem médico tinha. Comecei a piorar a ponto de perder todos os movimentos, minha cunhada na época estava de férias veio nos visitar e quando me viu trouxe-me com ela para a capital onde moro hoje. Fui ao médico fiz uma bateria de exames, diagnosticaram um tumor pressionando a medula. Fiz duas cirurgias que segundo outros médicos pioraram a minha situação. Enfim, fiquei com uma paraplegia incompleta, isso me possibilita andar um pouco de andador e ser bem independente.

3 -Como você descreveria os primeiros dias e meses após a lesão e partir de que momento você começou a recuperação mental e física ?

Logo após a lesão claro que deprimi. Meu namorado me deixou, eu só pensava que minha vida havia acabado, afinal quem iria me olhar? Pensei em me suicidar, mas meu medo era maior porque acima de tudo eu amo a vida. Graças a Deus tive amigos maravilhosos que nunca me abandonaram, e isso me deu forças para seguir e enfrentar tudo. Fiz 4 anos de terapia, consegui fazer uma análise de quem eu realmente era, me ver outra pessoa e que eu era sim capaz de superar e viver bem, mesmo que a sociedade me olhasse de cima, pois é o que acontece.

4- O que você pensa do preconceito que sofrem as pessoas com alguma limitação e você  já sofreu preconceito ?

Quanto ao preconceito ele vai existir sempre, já sofri vários, no inicio voltava chorando pra casa, hoje ignoro, porque eu me vejo tão importante quanto qualquer outra pessoa que anda. Aprendi que cabe a cada um de nós com deficiência mostrar-se capaz e não deixar se abater por olhares pequenos afinal quem olha você com preconceito é um ignorante e você tem que ser superior a isso.

5- Qual a lição de vida que você aprendeu e pode compartilhar com as pessoas ?

Aprendi a valorizar pequenos detalhes da vida, como: apreciar um fim de tarde, valorizar o carinho das pessoas que gosto e dizer o quanto as amo, aprendi que podemos sim fazer coisas incríveis com a força do pensamento positivo, a refletir sobre julgar o outro. E outras infinidades de coisas.

6- Como descreve seu momento hoje ?

Hoje depois de 19 anos olho para trás e vejo o quanto amadureci com as minhas dores e o quanto me tornei forte a tantas frustrações da vida, acho até engraçado quando alguém diz, “meu Deus eu não sei se conseguiria ficar em uma cadeira de rodas” e penso comigo, você não sabe o quanto é forte. É isso que a vida me ensinou a ser forte! Acho que hoje supero qualquer coisa que a vida me apresentar, depois de ter ficado sem andar e ter enfrentado a morte de minha amada mãe. 

7- Quais os seus sonhos para o futuro ?

Meus planos já estão sendo postos em prática. Em 2012 tirei minha CNH, iniciei minha tão sonhada faculdade de psicologia e assim que me formar, pretendo passar em um concurso e montar minha clinica. Quem sabe no futuro encontrar meu amor e ter um Bebê rsrs.. ter minha casa, ser independente e viver bem..

8- Como você descreve a sua fé e em que ela ajudou você ?

Olha as vezes até penso que minha fé é pequena, mas a cada dia que acordo e me olho no espelho me amando do meu jeito, vejo que sem Deus nada disso teria válido a pena, é ele quem me faz levantar da cama todo dia, acreditando sempre em dias melhores. Então vejo que mesmo não percebendo tenho uma fé inabalável.

9-  O que você faz hoje que considera superação ?

Por conta da ansiedade dirigir para mim foi uma superação, foi muito difícil enfrentar o trânsito, enfrentar o olhar das pessoas tendo pena e não respeitando suas necessidades de se superar todo dia. E a faculdade também é um aprendizado único e que as vezes me da um pouco de medo, mas logo penso vou conseguir.

10- Deixe-nos uma mensagem.

O que posso dizer a todos os que lerem a minha resumida história é que: A vida nos mostra barreiras que quando olhamos de longe parecem impossíveis de ser removidas, mas quando isso ocorrer com você, respire confie em você e diga ta difícil mas irei conseguir porque sou possuidor de uma inteligência única e não fui escolhido para vir à essa vida à toa. Tudo tem um propósito, uma razão e por essa razão eu tenho que passar por essas provações, nada é literalmente impossível, você quer algo busque-o, não cruze os braços, não fique no acho, vá, tente, se não der tente de novo e na hora certa tudo virá a seu favor. Ame intensamente sem pensar no amanhã, trate as pessoas com respeito, sorria sempre, pois um dia sem sorriso é um dia perdido e por fim deixo a vocês com essa frase que digo sempre para mim nos meus momentos de angustias. "Depois de uma noite de choro o sorriso virá pela manhã”....Força, foco e determinação sempre...







"Quando você quiser algo, lute por ele, porque em algum dia você vai consegui-lo e vai ter a certeza de que tudo que fez valeu à pena..."




"Se um dia a razão te pedir para desistir e o coração te mandar lutar, lute pois não é a razão que bate pra você viver e sim o coração."





                                                                                                                              Leide Sarmento.

1 Response to "Superar é Preciso Com:- Leide Sarmento."

Em Alta

Contando sua História com:- Hamilton Oliveira

Bom, geralmente estou do outro lado entrevistando, mas não podia  recusar o pedido David e deste blog que adoro e acompanho sempre que p...