Contando sua História com:- Natache Iamayá

Me chamo Natache Iamayá. Sou virginiana, flamenguista e carioca da gema... Fui diagnosticada com ataxia de Friedrich, doença neuromuscular degenerativa que afeta coordenação motora e o tônus muscular.

MEU DIA A DIA ANTES DA DOENÇA
Antes da minha doença se apresentar, eu era extremamente independente e organizada. Fazia esporte, amava dançar, pegava os saltos da minha mãe escondidos para sair.
Tinha uma vida ativa: escola, lazer, tinha muitos amigos, falava “prá caramba” e batia muita perna por aí.
De repente, começaram a aparecer os primeiros sinais de que algo não ia bem comigo: meu andar ficou desengonçado, faltava-me coordenação motora, derrubava as coisas que segurava e minha voz passou a ficar baixa e falha.
Continuei praticando esporte, concentrando-me, nesse momento,  na natação afinal, na água, me sentia "normal" e independente, pois nesse ambiente tinha domínio dos meus movimentos.

O diagnóstico veio no início da minha juventude, através de um teste genético, depois de ser avaliada por vários especialistas e ser submetida a uma série de exames, todos inconclusivos.
Aos dezenove anos, descobri ser portadora de uma doença neurológica, auto-imune, que comprometia a minha coordenação e o tônus muscular, com um nome bonito: ”Ataxia de Friedreich”.
Com vergonha de ser perceptível para os outros o que acontecia comigo e com medo de até onde aquela série de alterações poderia me levar, comecei a me isolar e, assim, fiquei durante anos, por medo, raiva e muita tristeza.
Parei com os exercícios, parei de pesquisar sobre minha doença, parei quase a zero de viver.
Há alguns anos atrás, retornei para a vida a fim de recuperar o tempo perdido, saindo, interagindo, me permitindo conhecer pessoas e viver dentro das minhas limitações.
Procuro ler e entender, com afinco, tudo sobre minha doença, a fim de saber como lutar contra a FA, com as armas que tenho ao meu alcance, até o dia que a ciência me trouxer a cura.
Retomei os exercícios e, hoje, faço musculação pois percebi que é uma excelente terapia contra FA por estimular toda musculatura, além de ajudar na correção da coluna, afinal desenvolvemos cifoescoliose devido à péssima postura oriunda da patologia.Também pratico Pilates e Fisioterapia para estimular e alongar a minha musculatura, aliado a fonoaudiologia, modalidade que me dá uma ajudinha na voz, é a musculação vocal, e a psicoterapia, que funciona como apoio emocional.
Paralelamente, faço uso de suplementos alimentares, antioxidantes, polivitamínicos, oxigenadores mitocondriais, estimuladores de ganho de massa muscular, etc....
Sei que é muito difícil ver a minha vida tão modificada muito cedo, às vezes bate o desânimo, mas só sabemos a força que temos quando nossa única alternativa é sermos fortes.
Essa provação me fez refletir e amadurecer muito rapidamente, a vida é o presente mais importante que Deus nos dá e tudo o que acontece, enquanto traçamos nossa trajetória, é apenas coadjuvante.
VIVER É O MAIS IMPORTANTE.
Daqui a pouco tenho certeza que estarei novamente de pé, fazendo muitas coisas que estão guardadinhas na minha memória, como sair para dançar enlouquecidamente até o sol raiar e...de “salto alto”!
Portadores de FA que ainda não se inscreveram na FARA, por favor se inscrevam https://www.curefa.org/registry/
Por que? Porque um tratamento experimental será realizado no segundo trimestre de 2015 aqui no Brasil, e para participar precisa estar inscrito no site.
E se mais pessoas se registrarem, pesquisadores e laboratórios vão olhar com mais seriedade para o Brasil.

PERGUNTAS:

O que você pode dizer sobre a frase “cadeirantes que vencem”?
São os que vivem...
Quais seus sonhos para o futuro?
A cura é o maior deles.
Como ficou sua autoestima?
Ficou abalada.
O que você tem a dizer as pessoas que pararam suas vidas por estarem em uma cadeira de rodas?
Não dêem motivo para a depressão, a vida passa feito avião.

RAPIDINHAS:

Deus? Esteio.
Amigos? Companheirismo.
Família? Tudo.
Trabalho? Realização.
Amor? Mãe.
Saudade? Dançar.
Cadeira de Rodas? Parte do meu corpo.
Superação? Fazer tudo que dizem que não posso.
Tristeza? Dar ouvidos a imaginação.
Alegria? O sol brilhando.
Esporte? Musculação.




"Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem."





"Viva a vida, não deixe ela simplesmente acontecer, acredite em suas escolhas, acredite em suas conseqüências"



"Amor de mãe é o que existe
Na inquietação e no sossego
Como se não existisse 
Distância, só aconchego..."

Te amo mamãe...





                                                                                                                     Natache Iamayá.

18 Comentarios

  1. Grato pela colaboração Natache !! parabéns pela bela história e força e alegria...

    ResponderExcluir
  2. Bela historia.
    Sucesso na sua vida. pois força , alegria deus já te deu.

    ResponderExcluir
  3. Legal, Natache. Assim podemos conhecer melhor tudo que você viveu. Seu depoimento foi muito claro, conciso e emocionante. Estou na sua torcida. Dias melhores virão!

    ResponderExcluir
  4. Você é uma força,para si mesma e para todos que te rodeiam.

    ResponderExcluir
  5. OI PRINCESINHA TB SOU DE VIRGEM ACHO QUE POR ISSO TENHO A MAIOR ADMIRAÇÃO POR VOCÊ, SÓ NÃO VALE MENTIR OK, EU SEI QUE VOCÊ TEM 21 ANOS E NÃO 32 COMO ESCREVEU.

    ResponderExcluir
  6. Linda continue firme dará tudo certo........beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi ,tem que ser mais forte do que se imagina pra passar por tantas coisas com tão pouca idade Nataché , vc me faz acreditar ainda mais na nossa força interior ... também tento todos os dias !! Bj na mamãe .

    ResponderExcluir
  8. Linda Pessoa! Linda história de aceitação. Linda esteticamente. Eu seria capaz de viajar ao Rio de Janeiro só pra conhecê-la.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Natache!!

    Um forte abraço,
    Eduardo Souza
    Tel:21 995162349

    ResponderExcluir
  10. Parabéns princesa por retomar sua vida e acreditar em dias melhores, também tenho em casa uma rainha: minha esposa portadora desta deficiência e por incrível que pareça ela é a responsável pela minha força de vida e tenho me dedicado ao máximo para poder fazer com que todos os dias haja uma esperança e espero que vc e todos os portadores sejam abençoados pela encontra da cura, o que entristece é saber que se investe mais na corrupção e gurras no mundo do que nas pesquisas de cura para muitas doenças..... Um forte abraço Luiz C. Lima (11) 7744.8597 lclima@saltex.com.br

    ResponderExcluir
  11. Bela historia.
    Sucesso na sua vida. pois força , alegria deus já te deu.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Pedimos licença e mui respeitosamente apresentamos nossa empresa.
    Esperamos poder ajudar e compartilhar nossa experiência.

    Atentos ao mercado e levando em consideração o custo de substituição de um equipamento usado por um novo, a Corr Hospitalar vem ao mercado oferecer um serviço de manutenção em cadeiras de rodas e móveis hospitalares em alto nível, aliados ao conhecimento técnico de uma equipe preparada a atender seus clientes de uma forma profissional.

    Tendo atuado durante 7 anos no comércio de materiais hospitalares e por mais de 17 anos no setor industrial de cadeiras de rodas (produção e gerenciamento de fábrica), seu sócio fundador trouxe para a Corr Hospitalar a experiência adquirida em vários setores, dentre eles a fabricação de peças para cadeiras de rodas, peças plásticas, montagem de componentes e manutenção.

    A Corr Hospitalar tem como missão assegurar aos seus clientes uma manutenção de alta qualidade, com eficiência, rapidez e preços justos, garantindo a satisfação total.

    Site: www.corrmetalurgica.com.br/


    Rua João Ramalho, 144
    Jd. Piratininga - Osasco-SP
    Tel. 55 (11) 3656-6763
    Email: corr@corrmetalurgica.com.br

    ResponderExcluir

Em Alta

Contando sua História com:- Hamilton Oliveira

Bom, geralmente estou do outro lado entrevistando, mas não podia  recusar o pedido David e deste blog que adoro e acompanho sempre que p...