Contando sua História com a Paratleta:- Angelina Caetano

Me chamo Angelina Caetano, moro em Fortaleza sou atleta paralímpica de Atletismo e natação, amo malhar, amo treinar! Adoro tirar fotos e mostrar que superei todas as Barreiras. Sou muito extrovertida, alegre gosto de fazer amizades e pretendo ser modelo também rssrsr.
Minha nova vida começou depois que sofri um acidente de moto em dezembro de 2010. Tive que amputar a minha perna esquerda. Foi difícil, chorei, mas já sabia que seria necessário. O médico me perguntou se eu queria viver com uma perna, ou morrer com duas rsrsrs. E é claro escolhi viver!


Como era sua vida antes de perder uma das pernas?
Antes do acidente, tinha uma vida normal como qualquer garota adolescente: estudava, saía com os amigos para balada, brincava, sorria, chorava, namorava. Sempre fui uma menina alegre, comunicativa e não me deixei abalar depois do acidente.
Quais eram seus sonhos de criança e quais os seus sonhos hoje ?
Meu sonho quando criança era ser advogada, hoje em dia meu sonho é conseguir uma prótese com lâmina e ser a melhor paratleta no Atletismo.

Como você superou essa mudança em sua vida  e qual foi a maior dificuldade ?
Superei encarando de frente sem me abater, a alegria de viver sempre foi o meu combustível. contei com o apoio de toda a minha família e os meus amigos para superar essa fase difícil. A maior dificuldade foi me adaptar a vida sem uma das pernas, mas tirei de letra, sou perseverante e não desisto do que quero. Superar a perda de minha perna era meu objetivo, e foi isso que fiz.


Como você descreve a felicidade e como chegar a ela ?
É viver em harmonia, ter paz no coração, não guardar mágoas, ter sonhos e lutar por eles, ter amigos, amor! Ter Deus, Fé e coragem. A única forma de chegar a felicidade e ser feliz todos os dias independente das circunstâncias.

Como é sua vida hoje depois dessas mudanças ?
Maravilhosa! Tenho minha família, meu noivo, meu amigos. Estou sempre treinando e buscando meus objetivos com paratleta, encontrei no esporte motivação e força para seguir e continuar sendo essa menina alegre que sempre fui. Pratico natação e atletismo.

Como você descobriu o esporte?
Foi através do presidente do Projeto que eu participo. Ele me viu no shopping e me convidou pra conhecer, me apaixonei e estou lá até hoje. Com muitos planos e sonhos pela frente.


Qual a importância do esporte na sua vida hoje?
Foi através do esporte que eu voltei a viver, sonhar, ter objetivos e sonhos definidos. No esporte encontro motivação e sou desafiada todos os dias a me superar. Isso me motiva e me traz realizações.

Você é uma pessoa ativa! o que você pode dizer para as pessoas com limitações que pararam suas vidas?
Quero dizer que a vida continua, que nada está perdido, nada de ficar se lamentando e pensando que a vida acabou. Deus nos concede uma nova oportunidade e vamos aproveitar, vamos viver, ser felizes. Tudo só depende de nós!

Qual o seu maior orgulho ?
Minha força de vontade. Minhas conquistas e a forma como tenho superado inúmeras barreiras e feito meu Deus feliz por me ver valorizando a vida que ele me deu. 

O que te deixa feliz ? 
Ter o Amor de Deus da minha família, sair pros meus tronos.

O que te deixa triste?
Ver pessoas desmotivados, sem vontade de viver.

O que você mais gosta de fazer ?
Praticar meus esportes amo tudo que faço!



Como você descreve sua autoestima sendo uma mulher vaidosa  e "diferente"?
Mesmo faltando uma parte de mim, sinto que não me falta nada, me sinto uma mulher bonita. rs

O que você pensa sobre preconceito e você já sofreu com isso ?
Preconceito é coisa de pessoas ignorantes, pessoas que não estudam, a deficiência não é só de nascença, qualquer um corre o risco de ter algum tipo. Eu nunca sofri preconceito, não que eu saiba! Muito pelo contrário, recebo tantos elogios rsrsrs.

Qual a maior lição de vida que você já aprendeu ?

Aprendi que devemos dar mais valor a vida, não esperar que aconteça algo ruim, ou que percamos algo para depois perceber o valor do que foi perdido.

Como você se sente sendo um exemplo de superação ? 
Me sinto tão feliz! de verdade mesmo, saber que estou ajudando de alguma forma me realiza muito e motiva a ser cada vez melhor e mais guerreira.

Como você descreve sua fé?
Está baseada acima de tudo em Deus , ele é a minha força, quem me sustenta e guia os passos. Ele tem me feito ir bem além do que eu imaginava e me ensinado que com fé, luta e perseverança posso todas as coisas, porque ele me fortalece.


Rapidinhas:
Qualidade/Defeito? Alegria. Sou teimosa.
Esporte? Resumo da minha vida.   
Deus ? Tudo, sem ele não sou nada.
Família? Minha base, sem eles não teria superado tudo.
Amigos ? Fundamentais.
Alegria ? Alegrar minha família com minha superação.
Superação ? Sou eu.
Amor? Deus.
Saudade? Troco por sorrisos.
Beleza ? A melhor é a interior.
Esperança? É o que não posso perder.
Uma palavra? Motivação.
Um verbo? Amar.





"A Esperança não murcha, ela não cansa, 
Também como ela não sucumbe a Crença, 
Vão-se sonhos nas asas da Descrença, 
Voltam sonhos nas asas da Esperança"






"O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que têm medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno"








"Se quiser triunfar na vida, faça da perseverança a sua melhor amiga; da experiência, o seu conselheiro; da prudência, o seu irmão mais velho; e da esperança; o seu anjo da guarda"





Quero falar para todas as pessoas que se sentem desmotivadas que valorizem a vida, que tudo que Deus faz é bem feito, nada foge do seu controle, ele é bom em todo tempo e cuida bem de cada um dos seus filhos. Tudo tem sua hora!



Sigam-me no Instagram:  @angelinacaetano

5 Comentarios

  1. A terra das .mulheres guerreira!!
    Parabéns Rodrigo bela história!!

    ResponderExcluir
  2. - Legal Sua História de Vida , Isso sim Posso Chama - la De Guerreira , Continue assim, Passando Por Cima de Barreira é Vencendo ♥

    ResponderExcluir
  3. Õtima superação! Acredito q muitas n teriam a força de vontade que você tem. Parabéns

    ResponderExcluir

Em Alta

Contando sua História com:- Hamilton Oliveira

Bom, geralmente estou do outro lado entrevistando, mas não podia  recusar o pedido David e deste blog que adoro e acompanho sempre que p...