Contando sua História com: Maicon Martins.

Maicon, 35 anos. Idealista, impulsivo, em constante processo de aprendizado em busca de paciência e calmaria. Amo cozinhar para minha esposa e sou fã de desafios. Gosto de conversar com as pessoas e na cidade onde moro sair na rua é um desafio, pois sempre preciso parar para conversar com todo mundo. Meu Deus é minha fortaleza, refugio bem presente na aflição, sem Ele nada seria possível. 
Sou um milagre e devo à Ele toda Gloria e Louvor. Adoro dirigir, sinto uma liberdade tremenda quando estou na estrada. Sonho em fazer uma faculdade que possa contribuir com o ser humano, mas ainda não me decidi. Corintiano de corpo e alma.


O nome de nossa página no face é Acima dos Limites! O que você pode falar sobre viver Acima dos Limites?
Depois de ter sido por diversas vezes desenganado, todo dia  é viver acima do limite.  Na verdade para mim não existe limite. O que é limitado é nossa capacidade de ver o impossível acontecer todos os dias. 

Quando você esteve entre a vida e a morte o que se passava em sua cabeça?
Era tudo tão confuso. Ao sentir meus pulmões serem perfurados eu acordei.  Depois de acordar  de vez eu tentei levantar e pensei que havia sido cortado ao meio. Foi aterrorizante. 

O que te fez decidir tentar tirar a própria vida, e o que você aprendeu com isso? 
Sofrimento. As escaras comiam meu corpo e os médicos me deram 6 meses de vida... eu não queria ver  aos poucos o sopro de vida indo embora a cada amanhecer.

O que pode você dizer para as pessoas que pensam em suicídio?
Vale a pena viver. Os planos de Deus são muito maiores que nossos problemas e isso eu aprendi quando acordei da tentativa de suicídio. A fé muda a ótica das coisas. Deus muda o que for preciso. 

A que você atribui os milagres em sua vida? 
A fé. A certeza do cuidado de Deus comigo.

Como você descobriu o esporte?
Um dia, minha esposa ficou até  altas horas na internet muda. Quando ela abriu a boca ela falou que iríamos na Unicamp pois eu ia conhecer um time de cadeirantes. Eu pirei.  “ Você ficou louca. Da onde tirou essa ideia?”  e ela somente olhou e disse “ Você vai!”  Fui e encontrei um pessoal que me acolheu de forma sem igual.  Amor a primeira vista. 

Como é sua rotina de treinos?
Os treinos  de Handebol são na Unicamp  3 vezes por  semana. Lá eu e a equipe somos treinados por pessoas fantásticas. Tem o pessoal que não está diretamente conosco, mas que são diferenciais na equipe. 

O que o esporte acrescentou na sua vida pessoal?
Passei a encarar o trabalho em grupo como algo importante, pois sempre precisei ser muito individualista. Isso muda muito com o esporte coletivo. Aprendi a buscar equilíbrio nas adversidades e passei a  ter mais qualidade de vida.  O esporte me trouxe um horizonte diferente de possibilidades. Devolveu a autoestima. 

Quais suas conquistas dentro do esporte? E quais os seus sonhos e objetivos como paratleta?
Nesse ano em que comecei a treinar a equipe que sou parte disputou 3 etapas do campeonato Paulista  de Handebol e o do Campeonato  Brasileiro.  Das 3 etapas, ficamos com 2 ouros e 1 bronze. No Brasileiro que foi em Foz do Iguaçu, trouxemos ouro também. Uma categoria que não treinamos, que joga-se com 7 jogadores, ficamos com bronze.  Um bom começo para quem nunca havia se dedicado a nada do tipo. Foram 17 anos na cadeira, apenas sobrevivendo. Atualmente eu vivo!
Gostaria muito de poder me dedicar ao atletismo e quem sabe disputar as paraolimpíadas. Posso dizer que esse é meu sonho, mas como moro numa cidade que não tem complexo paralímpico, fica mais complicado. Mas tudo tem seu tempo.

Você tem muitos amigos? Como é seu convício social?
Na cidade onde moro todos me conhecem. Cidade pequena e tal. Até dói o braço de tanto cumprimentar as pessoas quando saio de casa. Nasci e cresci aqui e por isso a maioria das pessoas me conhecem desde antes do acidente.  Amigos, desses que guardamos do lado esquerdo do peito, representa um grupo seleto e muito bem escolhido. Não são poucos, nem muitos, apenas suficientes. 

Como você se sente hoje?
Realizado como pessoa, como ser humano. 

O que te deixa triste?
Ver a minha esposa e filho tristes. Do resto, tudo passa. 

O que te deixa feliz?
Ver a felicidade da minha esposa. Trazer felicidade a ela me completa. Ela é minha base. 

Qual a maior lição que você já aprendeu?
Sempre existe esperança enquanto temos vida e fé. Sempre existe um novo começo!

Como você se sente sendo um exemplo para muitas pessoas e o que você tenta passar no seu modo de viver?
Eu não me vejo como exemplo, mas sei que me vêem. Eu busco acertar sempre ( apesar de ser muito complexo tentar fazer isso). Procuro mostrar que por maior que seja nosso problema, sempre devemos aprender que podemos mudar a realidade.  Nada é tão difícil que não possa ter outro lado.

Você acredita em  Deus? O que ele representa para você?
Deus é meu refugio e fortaleza. Sem Ele, nada seria possível. Não  poderia descrevê-lo... mas sei que Ele me sustém. 

Qual a importância da sua família para você?
...é tudo que eu tenho. Eles são meu tudo.   

Se você pudesse deixar um recado para o mundo inteiro o que você falaria? 
Sempre existe uma nova oportunidade.  Acredite nisso. Ter fé muda qualquer coisa. 
Agora você pode falar algo especial as pessoas que você ama.
Para  minha esposa... com você eu descobri o que é o amor. Você apareceu iluminando a escuridão em que vivia.  Deus foi generoso em me dar ela e um filho de presente.  São as pessoas mais importantes que eu tenho. 


Rapidinhas:
Um verbo? Amar.
Qualidade/defeito? Idealista/ Teimosia.
Eu deveria ser... Ativista de causas sociais. 
Um livro? Bíblia.
Um filme? “A espera de um milagre
Deus? Tudo.
Amigos? Suficientes.
Família? Minha base.
Amor? Monica.
Saudade? Futebol.
Cadeira de rodas? Prisão sem grades.
Vaidade? Cabelos.
Superação? Handebol.
Tristeza? Preconceito.
Alegria? Viver.
Derrota? Vícios.
Vitória? Ter uma família.





"Há duas formas para viver sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagres. A outra é acreditar que todas as coisas são milagres"




"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor"






"O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.
Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas;
restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem".

Salmos 23:1-4




Maicon Martins.

2 Comentarios

Em Alta

Contando sua História com:- Hamilton Oliveira

Bom, geralmente estou do outro lado entrevistando, mas não podia  recusar o pedido David e deste blog que adoro e acompanho sempre que p...