Do Rosa ao Verde: Com a Paratleta - ALINE ROCHA

"Incrível é perceber que as rodas que poderiam me limitar, são as mesmas que me fazem voar"

Talvez você não entenda o que o título ou a frase acima significam mas eu vou explicar. Antes preciso me apresentar, meu nome é Aline Rocha, sou atleta de corrida em cadeira de rodas, tenho 23 anos, moro em São Caetano do Sul - SP mas sou de Santa Catarina. 



Nem sempre fui cadeirante, muito menos atleta. Na verdade, sofri um acidente de carro a 8 anos, e tinha uma forte aversão a tudo que fosse relacionado a atividade física. Eu estava em plena adolescência, por isso minha exigência antes mesmo de sair do hospital era que a minha cadeira rodas precisava ser rosa, e ai vai uma foto para provar.




Fiz tratamento no centro de reabilitação Sarah de Brasília, terminei o ensino médio, iniciei um curso pré vestibular, pois meu sonho era ser médica. Um dia (4 anos depois de estar na cadeira de rodas) me convidaram para conhecer uma associação esportiva para pessoas com deficiência (ARAD) na cidade vizinha de onde morava, lá havia um time de basquete em cadeira de rodas. Minha mãe me levou em um treino para conhecer a associação e os atletas, onde também conheci o técnico Fernando Orso, que logo me disse que eu poderia correr, e faltava um mês para uma competição estadual....
Em? Correr? Ele só pode está brincando, foi o que pensei. Eu que não tive relação com o esporte, pensar em correr parecia algo distante da minha realidade. Mas eu resolvi aceitar o desafio, e olha o resultado.



Logo na primeira competição (PARAJASC - 2010), corri com uma cadeira de basquete, e conquistei 3 medalhas de bronze. Muitas pessoas não acreditam em amor a primeira vista, mas foi o que aconteceu comigo. Nesse momento eu passei a acreditar que eu podia ser boa em alguma coisa, que eu tinha habilidades e que isso podia me trazer muita felicidade. Ai a minha vida foi do rosa para o roxo, como minha nova cadeira pode mostrar... 



... Logo no ano seguinte (2011) eu consegui através da associação, uma cadeira de corrida, e na mesma competição (PARAJASC - 2011) conquistei duas medalhas de Ouro e uma de Prata. Nos anos seguintes (PARAJASC 2012 - 2013) as três foram douradas.
Iniciei a faculdade de Educação Física, e minha vida toda envolvia algo relacionado ao esporte. 



Em 2012 participei pela primeira vez do Circuito Loterias Caixa (Etapa Regional Rio Sul) onde conquistei índice para disputar as etapas nacionais nos 100m e 200m. No ano de 2013 e 2014 conquistei o índice nos 100m, 200m e 400m também me tornei campeã da São Silvestre em 2012 e 2013. Essas experiências aumentaram ainda mais meus desejos, e decidi investir ainda mais em minha carreira. Ai troquei o Roxo pelo Branco, em homenagem a meu primeiro patrocinador, afinal de contas ele acreditou em mim.



Em 2014, com um equipamento esportivo novo, sai de Santa Catarina para São Paulo para treinar na BM&F BOVESPA, uma das melhores estruturas para treinamento de atletismo do País. Participei do Open Loterias Caixa no mês de Abril e conquistei o recorde Brasileiro nas provas de 800m, 1.500m e 5.000m. Nesse ano também fui a primeira mulher a vencer a categoria geral para cadeirantes na prova das Dez milhas da Garoto, realizada em Vitória-ES.
No mês de Novembro, eu e meus dois amigos, Heitor Mariano dos Santos e Carlos Roberto Oliveira participaremos da Oita Wheelchair Marathon, a mais importante corrida de rua de rua para atletas corredores em cadeira de rodas. Continuarei em uma busca constante para ser cada dia melhor.
Agora, eu espero que minha vida mude mais uma vez de cor, que eu possa chegar ao Verde, ou seja, as cores do uniforme da Seleção Brasileira, e representar o meu País nas Paralimpíadas de 2016.




"Não importa a sua condição, pratique atividade física"

Se você gostou da minha história não deixe se curtir minha fanpage: 
https://www.facebook.com/alinerochaoficial?fref=ts

https://www.facebook.com/pages/Acima-dos-Limites/575343939241414

                                                                                                                                            Aline Rocha.

4 Comentarios

Em Alta

Contando sua História com:- Hamilton Oliveira

Bom, geralmente estou do outro lado entrevistando, mas não podia  recusar o pedido David e deste blog que adoro e acompanho sempre que p...